terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DICA - 98: Como integrar ventilador e ar condicionado à decoração



Nestes ambientes - cozinha, sala, quarto e varanda - os aparelhos de ar condicionado e os ventiladores ajudam a refrescar sem tirar a beleza dos espaços. 

Reportagem visual Edson G. Medeiros 

Texto Letícia de Almeida Alves

Durante a reforma da cozinha, que tinha uma planta difícil de ser resolvida, a arquiteta carioca Paula Neder conseguiu ampliar o espaço ao unir o ambiente original a um cômodo anexo — mas perdeu a circulação de ar direta. Para resolver a questão, escolheu um potente ventilador com duas hélices de meta (Gerbar)l, que remete ao estilo industrial, e o instalou no centro do ambiente. “Com ele, consegui que o ar circulasse e se dispersasse para as áreas vizinhas”, explica. A arquiteta também incluiu no projeto um eficiente exaustor a fim de evitar que o ventilador espalhe os odores da cozinha. Móveis da Ornare.
Na sala deste apartamento, a solução para refrescar o espaço foi a instalação de um aparelho de ar condicionado, embutido em um módulo com porta ripada, com abertura basculante (Marcenaria Morada), no alto da estante de carvalho. “As réguas de madeira não obstruem a passagem do ar, pois obedecem à proporção 2:1. Ou seja,1 cm de ripa para 2 cm de espaço entre elas”, ensina o arquiteto Rafael Borelli, autor do projeto com a sócia, Christiane Laclau. “Além disso, elas são triangulares, com a face reta voltada para a parte de fora da estante, formato que direciona melhor o vento.” A tubulação do equipamento fica embutida na parede.
Neste quarto de 12 m², o ventilador de teto de aparência sutil virou a opção preferida pelos moradores para amenizar a temperatura do ambiente. Como a iluminação é feita por dicroicas embutidas, foi possível adotar um ventilador sem luminária (Aliseu), que pouco chama a atenção.No quarto existe também um aparelho de ar condicionado. “O ventilador acaba sendo muito mais usado porque a brisa que ele gera é suficiente para refrescar essa área”, conta a arquiteta responsável pelo projeto, Ana Claudia Marinho. Ela indica escolher um modelo que se integre à decoração e que seja silencioso. “Outra dica importante é manter a limpeza das pás em dia para que elas não espalhem pó pelo espaço”, completa.
Equipamentos indispensáveis para o funcionamentodo ar-condicionado, as máquinas condensadoras são responsáveis por liquefazer os vapores, retornar o ar resfriado para a casa e eliminar o ar quente. Como devem ficar localizadas em áreas externas aos ambientes climatizados, muitas vezes se tornam um problema devido ao espaço que ocupam. Neste apartamento, no qual existem dois aparelhos de ar condicionado na sala, a solução para disfarçar as unidades externas, localizadas na varanda, foi criar caixas de madeira teca ripada (Anni Verdi) . “Elas não só escondem o maquinário como funcionam como aparadores”, diz a arquiteta Juliana Sodré Sampaio, que assina o projeto com a sócia, Ana Cristina de Campos Salles. Poltrona da Breton Actual

 Fonte: Casa Abril


***********************************************
Rosa Claro Persianas®     
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

DICA - 97: Como decorar com cor-de-laranja

 Decoração de sala e quarto com cor-de-laranja
O uso de cor diz muito sobre uma decoração e pode dotar qualquer espaço de uma vida completamente nova e fresca. Uma dessas tonalidades é, sem dúvida, a cor-de-laranja – um tom quente e vistoso, que também pode rapidamente tornar-se excessivo se não aplicado de forma equilibrada. Saiba como introduzir um toque de laranja na sua decoração, sem ser demais.

Mobiliário

Uma peça de mobília cor-de-laranja é uma forma inovadora de introduzir esta cor vibrante num qualquer espaço e torná-lo verdadeiramente original. Por ser uma tonalidade criativa e que incentiva o convívio, é óptima para os quartos das crianças ou dos adolescentes; mas também para os quartos dos adultos, porque torna-se simultaneamente aconchegante; e para o escritório, porque está associada à energia positiva e à prosperidade. No entanto, e dada a força da cor, restringe-se a uma ou duas peças de mobiliário, no máximo. Caso contrário, pode tornar-se cansativo.  

Sofás & Poltronas

Não há forma mais simples de introduzir uma pequena explosão laranja numa decoração de interiores do que através de uma poltrona ou pequeno sofá estofado neste tom. Pode facilmente traduzir-se num factor wow, se se tratar de uma decoração exclusivamente branca e preta; ou ser o elemento quente numa divisão marcada por uma paleta de cores mais neutra. Podendo ser um laranja liso ou padronizado, não compromete e pode ser facilmente substituído ou tapado com uma capa removível.

Cadeiras

Quem é que se lembra de adquirir cadeiras cor-de-laranja? Quase ninguém… mas esta é uma opção tão válida quanto as outras no que toca a adicionar um apontamento alaranjado à casa. Numa cozinha podem trazer um ar jovem; na sala de jantar podem criar um ambiente acolhedor ou muito chique; no escritório podem ser a peça diferenciadora.

Cortinas

Se o mobiliário cor-de-laranja é demasiado arriscado para si, porque não experimentar pendurar umas cortinas nesse tom? Completamente lisas ou conjugando o laranja com outras cores presentes na decoração do espaço em questão, não precisará de muito mais. As cortinas podem ter um impacto muito forte num ambiente – principalmente se forem laranjas! – e têm ainda a vantagem de poderem ser trocadas sempre que quiser redecorar. 

Estores

Quem diz cortinas, também diz estores – mais pequenos e discretos, tornam a introdução da cor-de-laranja num determinado espaço menos arriscado. Corridos para cima ou para baixo, são uma surpresa inesperada não só para decorar janelas, como para “alaranjar” de forma simples qualquer ambiente.

Almofadas

Se há elemento decorativo versátil, são as almofadas. Para além de terem o dom de renovar o visual de um ambiente de um momento para o outro, são económicas e podem ser facilmente substituídas, bastando para isso trocar as suas capas. Se tem receio de utilizar o laranja em casa ou prefere estar rodeado por esta cor apenas durante curtos períodos de tempo, aposte em almofadas alaranjadas.

Cozinha

Diz-se que as tonalidades laranjas estimulam o apetite, sendo por isso uma cor perfeita para aplicar na cozinha – nos armários por completo para quem não tem medo da cor; ou então apenas nos puxadores, rebordos dos armários, ou no protector anti-salpicos para os mais conservadores. Quem diz cozinha, também diz o WC – como as casas de banho têm, por norma, pouca luz natural, uma decoração laranja ajudará a iluminar o espaço.

Paredes

Esta cor optimista também merece estar nas paredes e se tiver a confiança para o fazer, porque não pintar uma parede laranja? Uma divisão inteira nesta cor será provavelmente excessivo, mas uma só parede transmite alegria e optimismo. Tenha apenas cuidado na escolha do espaço a pintar – se escolher a sala pode facilmente cansar-se da cor; se for no hall de entrada pode fazer-lhe sorrir cada vez que chegar a casa. O papel de parede é outra excelente opção, que tem ainda a vantagem de acrescentar padrões diversificados à cor.

Obras de arte

Uma ideia interessante para usar o laranja em casa, e de forma bem artística, passa por escolher obras de arte dominadas por ou simplesmente “salpicadas” por este tom. Um quadro, ilustração ou litografia marcada por esta tonalidade é uma maneira simples e criativa de experimentar a cor-de-laranja com bom gosto.

Têxteis

Não há nada mais aconchegante do que uma manta cor-de-laranja aos pés de uma cama ou nas costas de um sofá; uma colcha ou edredão laranja vibrante a alegrar um quarto; ou um tapete em tons alaranjados, que é uma forma divertida e inesperada de “vestir” o chão. Quer uma ideia mais simples do que estas para finalmente apostar na cor-de-laranja?

Detalhes

Dada a vivacidade da cor, não precisa de muito laranja para fazer um grande impacto numa decoração de interiores, basta pensar em pequenos detalhes – molduras, espelhos, abat-jours, jarras, castiçais, velas, flores – para introduzir, com sucesso, esta tonalidade num espaço.

Fonte: Eudecoro

***********************************************
Rosa Claro Persianas®     
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DICA - 96: Como combinar o castanho com outras cores

Cor da terra e considerado um excelente tom neutro, o castanho é um clássico da decoração e combina lindamente com uma grande variedade de cores, criando assim ambientes distintos e espaços personalizados.

Combinar o castanho com outras cores
Cor da terra e considerado um excelente tom neutro, o castanho é um clássico da decoração e combina lindamente com uma grande variedade de cores, criando assim ambientes distintos e espaços personalizados. Simultaneamente chique e reconfortante, combine-o com a sua cor preferida…

Com cinza

Uma decoração que junta uma cor quente e uma cor fria pode resultar na perfeição. Aqui, o castanho aquece o cinza e o cinza refresca o castanho, criando assim um equilíbrio ideal em termos de decoração.

Com verde

Fresco e apelativo, a dupla castanho-verde confere atitude a qualquer decoração, numa combinação de cores inesperada mas que resulta muito bem – quer nas paredes, quer nos têxteis.

Com branco

A essência do contemporâneo chique, a combinação entre castanho e branco nunca falha e tanto funciona numa decoração moderna, como numa decoração de estilo rústico.

Com laranja

Se o objetivo é conseguir um espaço aconchegante e ultra-confortável, então não há melhor cor para acompanhar o castanho numa decoração do que o laranja.

Com vermelho

Já vimos que o castanho resulta bem quando aplicado em conjunto com outras cores quentes… e o vermelho não é exceção! O resultado é um ambiente com personalidade, que se destaca pelos melhores motivos…

Com azul

Ideal para espaços masculinos ou mais jovens, a combinação castanho-azul é um hino à sobriedade, mas também transmite confiança e bem-estar. Quer melhor coisa numa decoração?

Com amarelo

Um é introvertido, o outro é extrovertido – juntos, o castanho e o amarelo apresentam uma combinação de cores dinâmica, bem-disposta e inesquecível. É ainda uma palete perfeita para variar em termos de intensidade dos tons: experimente e surpreenda-se!

Com púrpura/lilás

Inusual, mas apelativa, a combinação entre castanho e púrpura/lilás é uma agradável surpresa. Forte e cheia de atitude pode ser usada no quarto das crianças ou adolescentes ou numa área social como a entrada ou WC; em tons menos intensos, pode criar um ambiente romântico em qualquer outro espaço da casa.

Com rosa

Feminino q.b., o rosa pode ser o melhor amigo do castanho se este assim o desejar: é como juntar chocolate e rebuçados para uma decoração amorosa, mas com atitude.

Com preto

Sempre que se juntam, o preto confere uma elegância extra ao castanho – para ser aplicado em praticamente qualquer ambiente, para enaltecer qualquer estilo decorativo.

Com bege

Não há uma palete de cores mais suave, simples e tranquilizadora do que a combinação castanho-bege. Para além disso, tem múltiplas aplicações – tanto funciona bem num estilo moderno ou clássico, como num ambiente rústico ou vintage.


Fonte: Eudecoro

***********************************************
Rosa Claro Persianas®     
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DICA - 95: Apartamento carioca de 185 m² cheio de arte e de tecnologia



Equipamentos em rede, automação das persianas e câmeras unem-se a móveis de design e peças exclusivas neste apartamento em Copacabana. 

Reportagem Visual Aldi Flosi 

Texto Regina Galvão 

Fotos Juliano Colodeti/ MCA Estúdio 

Ilustração Carlos Campoy 

O proprietário queria um projeto de arquitetura de interiores que acolhesse equipamentos digitais interligados por rede, sistema de câmeras, iluminação em circuitos e automação de persianas. Contratado para a empreitada, o arquiteto Ivan Rezende encarou o desafio, mas propôs temperar os espaços com arte brasileira. “A tecnologia está presente, mas de maneira sutil”, afirma. É o caso dos aparelhos de ar condicionado, camuflados na marcenaria. “As venezianas dos móveis têm recorte em V na parte interna para o ar frio não condensar”, ensina.

Exímio no desenho de móveis de madeira (venceu o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira com o banco Bandeirola, em 2004), Ivan Rezende privilegioua elegância na marcenaria da ala íntima do apartamento. No quarto do casal, o carvalho-americano emoldura a cama e a TV de LCD e disfarça as portas de banheiro e closet. No escritório, além da mesa de trabalho, o arquiteto projetou uma central de automação, que se interliga aos equipamentos da sala. “Os computadores também estão conectados e podem compartilhar arquivos.”

Em meio a obras como a escultura do mineiro Amílcar de Castro e a tela do carioca Daniel Senise, surge a natureza, emoldurada em uma ampla esquadria. Poltronas da Novo Ambiente e sofás da Finish. 
O painel de carvalho-americano (CAP Marcenaria) esconde louça, copos, talheres e ar-condicionado. No vão central, obra de Nelson Leirner. Em torno da mesa Plain (Atrium), cadeiras de Geraldo de Barros (1923-1998) da Finish. Luminária de Ingo Maurer (La Lampe).
O mármore travertino turco (Marmoraria Santa Cruz da Serra) recobre o piso da área social. Ao fundo, pinturas sobre tecido de Tatiana Blass e poltronas Dinamarquesa, de JorgeZalszupin (Etel Interiores).
Na mesa de centro Quatro (Atrium), destaque para a obra de Carlito Carvalhosa, que mostra o Pão de Açúcar invertido. Luminária Tolomeo (La Lampe) e esculturas de Rodrigo Matheus sobre mesa lateral da Atrium.
Todo o acervo de obras veio da Silvia Cintra Galeria de Arte: escultura de Franz Weissman e tela de Eduardo Sued. A mesa de centro Aranha foi criada pelo grupo Branco e Preto nos anos 1950 (Etel Interiores).
O carvalho-americano compõe a marcenaria criada pelo arquiteto para o quarto de casal. O criado-mudo ganhou portas frisadas (CAP Marcenaria) e caixas de couro. AbajurMelampo, da La Lampe.
Desejo do morador, a bancada de trabalho ocupa a extensão da janela. Cadeira Tulipa, da Novo Ambiente, e persiana automatizada da Luxaflex (Orlean). A colcha de seda (Safira) foi feita pela Oficina 2.
A central de automação (Noise Engenharia Acústica e Audiovisual) fica instalada no escritório, com fundo para a estante do home theater. O sofá-cama e a poltrona Aeron vieramda Novo Ambiente.
Na reforma, comandada pela Construtora Tenerife, a maior intervenção ocorreu nos banheiros, que foram redimensionados e agora ficam em uma área reservada para dar mais privacidade aos moradores e também a suas visitas.

Fonte: Casa Abril

***********************************************
Rosa Claro Persianas®     
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

DICA - 94: 8 peças cheias de cor para decorar a casa para o carnaval

O colorido da festa entra em casa com muito brilho e peças divertidas, deixando o clima descontraído. Escolhemos oito itens perfeitos para lembrar o momento.

Texto e Reportagem Visual Daniela Arend (RJ) 

Fotos Diego Mello (RJ)

Que tal vestir a casa para o feriado? Cores fortes, brilho e peças divertidas compõem a decoração pensada para animar os dias de folia. O designer de interiores Adriano Tavares, do Studio 2025, do Rio de Janeiro, recomenda: “Experimente a informalidade. Vale misturar tons e investir nos contrastes”.


*largura x profundidade x altura. 

Preços pesquisados entre 15 de dezembro de 2011 e 13 de janeiro de 2012, sujeitos a alteração.
Símbolo inconfundível da festa, o confete ganhou uma ousada versão: para quebrar de vez a sobriedade da sala de jantar, aposte no papel de parede com estampa digital e acabamento texturizado (Think Surface, R$ 485 o rolode 3 x 1,20 m - sem colocação)
Conjunto violeta. Inclui duas panelas, duas caçarolas e uma frigideira (Micaza, linha Colors). Revestidas internamentes de dupla camada de antiaderente, as peças têm tampa de vidro temperado com saída para vapor, alças e pegadores anatômicos. Insinuante, R$ 229,90
Abridores de garrafa. Designers renomados assinam os desenhos dos utencílios da marca alemã Ritzenhoff. Estas padronagens, de Matthias Bender, lembram uma dupla de foliões. Spicy, R$ 58 cada.
Porta-joias. As caixinhas, Sequim, de borracha, forrada de tecido bordado (10 x 10 x 6 cm*), prometem colorir um canto do quarto. Espaço Til, R$ 43 cada.
Kit de copinhos. O conjunto Tradições traz peças cerâmicas (7 cm de altura) com ilustrações de danças carnavalescas pelo país: frevo, bumba meu boi, maracatu e samba. Etna, R$ 29,90.  

Serviço à mesa. Paetês dourados saem das luxuosas fantasias para enfeitar o jogo americano (R3,40) e os guardanapos (4,90 duas unidades) feitos de algodão. C&C.
Tecidos brilhantes. Com 1m de tela metalizada se confeccionam duas almofadas de 45 x 45 cm, uma forma de alegrar a sala. Caçula, R $ 7,91 o metro listrado e R$ 8,32 o metro do tipo confete.
Dispenser de bebidas. Com capacidade de 10 litros o Outdoor é perfeito para confraternizações: armazena água ou sucos, servidos pela torneirinha. Da Alimport, também em vermelho e verde. Utilplast, R$ 245.
Fonte: Casa Abril

***********************************************
Rosa Claro Persianas®     
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DICA - 93: Quartos Modernos, Criativos e Decorados para Adolescentes

Quartos Modernos, Criativos e Decorados para Adolescentes
Os italianos da empresa Zalf são famosos quando se trata de decoração para casas.
Sua vasta gama de mobiliário para salas de estar, quartos, salas de adolescente, escritórios e espaços reduzidos é bem amplo mas aqueles que mais me chamaram a atenção são os quartos para adolescentes.
Com seus tons vibrantes, almofadas elegantes, cadeiras confortáveis e cores vivas, são projetados para ambos, meninos e meninas.
Espaçosos e modernos eu adoraria ser uma criança novamente e ter um destes quartos.
Quartos Modernos, Criativos e Decorados para Adolescentes 2


Quartos Modernos, Criativos e Decorados para Adolescentes 3

Quartos Modernos, Criativos e Decorados para Adolescentes 4

Quartos Modernos, Criativos e Decorados para Adolescentes 5

Quartos Modernos, Criativos e Decorados para Adolescentes 6

Quartos Modernos, Criativos e Decorados para Adolescentes 7

Quartos Modernos, Criativos e Decorados para Adolescentes 8

Quartos Modernos, Criativos e Decorados para Adolescentes 9

Quartos Modernos, Criativos e Decorados para Adolescentes 10

Quartos Modernos, Criativos e Decorados para Adolescentes 11







Quartos Modernos, Criativos e Decorados para Adolescentes 12

 

Fonte: Artesanal New Concept

***********************************************
Rosa Claro Persianas®     
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com