segunda-feira, 22 de outubro de 2012

DICA - 150: Tendências em alta para decorar a casa



Por Pollyana de Moraes

Quem é que não gosta de ter uma casa toda bonita e decorada? O GNT adora! Por isso, aproveitamos o boom das mostras de decoração Casa Cor que acontecem pelo Brasil e reunimos nas fotos abaixo as quatro tendências favoritas de arquitetos do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais e Amazonas.


Amarelo ou laranja
 
Fotos: Divulgação Casa Cor


Não dá para pintar todas as paredes de um ambiente com essas cores, mas pincelar detalhes da decoração com tons alegres faz toda a diferença. Nas fotos acima, amarelo ou laranja aparecem na suíte do casal, nos objetos da sala de estar, na mesa da cozinha e na parede larga. A dica é saber equilibrar o ambiente com elementos mais sóbrios, como a madeira e os tons de branco, bege ou cinza.

Azul e (mais) laranja
 
Fotos: Divulgação Casa Cor e André Bittencourt

O laranja é mesmo a cor do momento, não só na moda para o verão que se aproxima, mas também nas tendências de casa. Sozinha, a cor vai bem com os tons neutros, mas se for para combinar com outro tom marcante, nada melhor do que o azul, principalmente o turquesa, um queridinho entre arquitetos e decoradores. O estilo traz alegria e frescor na medida certa para a cozinha, a área externa e a sala de estar.

Estilo rústico
 
Fotos: Divulgação Casa Cor e André Bittencourt

Madeira de demolição, tijolinhos e ladrilhos hidráulicos estão mais em alta do que nunca. Os ambientes acima provam que a tendência rústica fica bem no quarto, nas salas de estar e de jantar e também na cozinha. Combinar esses elementos com luzes baixas, quadros coloridos, plantas e espelhos cria o clima de aconchego com um toque de luxo.

Tudo clean
 
Fotos: Divulgação Casa Cor

O novo jeito de usar bege e branco tira qualquer suspeita de monotonia que pode surgir a partir dessas cores. Em ambientes que privilegiam a luz, esses tons funcionam bem com superfícies de vidro, como na mesa de jantar e na de centro, e com texturas de madeira e de palha. No quarto, a cama toda branca lembra o conforto e a limpeza das suítes de hotel. Quem não gostaria de ter uma em casa? 

Fonte: Casa gnt

***********************************************
Rosa Claro Persianas®     
FONES: (031)- 8517-1778 - atendimento@rosaclaropersianas.com

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DICA - 149: 20 dicas para ambientes pequenos

Seleção das melhores dicas para ambientes pequenos. 
Leia e aproveite:

1) Os novos apartamentos também diminuiram em altura, o que contribui para parecerem menores ainda e prejudica a ventilação e iluminação. Portanto, evite forro de gesso se o pé direito for ficar menor que 2,60m. Uma boa opção para iluminar  são os pendentes , trilhos com spots direcionáveis, luminárias de pé e mesa  – Caso deseje iluminação embutida, coloque sancas discretas nos cantos, mantendo o máximo de área sem rebaixo. Para banheiros, até 2,40 é aceitável. Se não tiver jeito, 12 cm é o mínimo que o forro deve ter – abaixo disso é difícil encontrar luzes embutidas.

2) Integre: Quanto menos paredes, maior o espaço parece ser. Mas cuidado: Nunca derrube uma parede sem a aprovação de um arquiteto. Um só ambiente pode ser Sala de estar, sala de jantar, sala de tv e home office. Esta é a tendência atual.
3) Use um só tapete, preferencialmente na área de estar. Tapete na área de jantar tem que ser tão grande (para não atrapalhar a movimentação das cadeiras) que,  em ambientes pequenos,  não funciona.

4) Use o máximo de móveis suspensos ou que permitam boa visualização do piso abaixo deles.

5) Crie “linhas” horizontais se o teto não for baixo. Com móveis, quadros, prateleiras… Prefira prateleiras/estantes baixas e compridas àquelas que vão até o teto.

6) Não divida o ambiente com móveis altos. Isso divide e dificulta a ventilação e iluminação natural.
7) Não polua estantes (principalmente altas) com um monte de objetos pequenos espalhados por elas. Tenha poucos e bons objetos decorativos.

8) Pinte o teto de branco. Sempre.

9) Use espelhos, mas nunca de forma que os assentos estejam voltados para eles. É desconfortável conversar ou jantar se vendo no espelho.

10) Prefira que os espelhos sejam voltados para uma vista bonita (interna ou externa).
11) Nunca compre um móvel, principalmente se for grande, sem avaliar se ele é realmente necessário e se cabe no ambiente.

12) Ilumine muito bem!

13) Use as paredes, mas não encha todas as paredes com prateleiras, quadros, etc, etc… Deixe espaço vazio nas paredes.

14) Escolha móveis retos e simples. Fuja dos sofás volumosos e dos móveis cheios de detalhes e cores (isso “ocupa” espaço visual)

15) Escolha móveis de múltipla função (mesa de centro e  assento, por exemplo) , ou que embutem outros móveis, empilháveis e extensíveis.
16) Escolha móveis que você realmente vai usar diariamente (mesa de 6 lugares não tem sentido – nem cabem – no apartamento de 50m2 do casal).

17) Compre primeiro os móveis que ocupam mais espaço (sofá, cama, etc)  e indispensáveis. Depois vá comprando o restante. Não tenha pressa.

18) Livre-se sempre de tudo que não é usado

19) Dê o máximo de atenção à luz natural: Janelas grandes, cortinas leves e claras.

20) E, como sempre: Nunca se esqueça dos espaços vazios. Eles são super importantes porque é por eles que você se movimenta na casa. Quanto mais espaço vazio você tiver, mais o ambiente vai parecer maior.




Fonte: Simples Decoração

***********************************************
Rosa Claro Persianas®     
FONES: (031)- 8517-1778 - atendimento@rosaclaropersianas.com