sexta-feira, 30 de setembro de 2011

DICA - 22: Sua casa de cara nova

Confira nossas dicas para redecorar seu lar com criatividade, estilo e economia



Você enjoou da decoração da sua casa? Então, arregace as mangas, solte a criatividade e transforme o visual dos ambientes. Segundo o arquiteto e decorador Gustavo Curcio, com imaginação e alguns recursos simples e fáceis de executar, é possível renovar a aparência de móveis e paredes, acrescentar novas cores e transformar a iluminação, deixando seu lar mais aconchegante e bonito.


Veja as sugestões do profissional:


Mude a cor das paredes

- “Hoje, além da tinta e do pincel, você pode recorrer à aplicação de papel de parede, uma ótima opção, pois é fácil de colocar e tem diversas estampas e bom preço. Também é interessante destacar apenas uma parede, pintando-a com uma cor diferenciada”, comenta Gustavo. Mas, cuidado: se optar por tons escuros, use-os em ambientes bem iluminados, de pouco uso e rápida circulação – como corredores, lavabos e halls. E lembre-se: as cores fortes, como o vermelho e o amarelo, chamam a atenção, por isso, devem ser usadas com moderação, para evitar o cansaço visual.


Aposte nos adesivos 

- “Eles estão em alta, podem ser encontrados a preços bem razoáveis e são facílimos de aplicar. Mas escolha um modelo que crie contraste de cores”, avisa Gustavo. Outra sugestão: renove os quadros ou troque as molduras. Se preferir, substitua-os por espelhos de tamanhos e formatos diferentes. Fica um charme!



Jogue diversas almofadas sobre o sofá

- “Abuse das cores vivas e dos bordados. Aproveite o enchimento das que você já tem e troque apenas as capas. Se as suas almofadas são lisas, experimente incrementá-las com detalhes recortados de feltro colorido. Cole-os com cola para tecido”, ensina o decorador. Se preferir, jogue xales e mantas sobre os sofás e as poltronas – o resultado é lindo!


Customize as cortinas

- Para renovar o voil sem graça, por exemplo, costure fitas de cetim colorido de larguras diferentes, alternadamente, em toda a altura da cortina.

Transforme a iluminação

- “Coloque um abajur num ponto estratégico, como em um canto sob a escada, ou dê destaque a um lindo vaso de plantas com uma luminária bacana”, orienta Gustavo. Outra dica é trocar a cúpula do seu abajur – não é caro e, dependendo do tecido escolhido, pode deixar a peça com um aspecto completamente novo.
 

- Forre o fundo dos armários com papel de presente. “Aquela estante sem graça vai ficar linda com um fundo colorido. Para uma fixação perfeita, use cola em spray. Essa dica vale também para customizar paredes”, diz o decorador.

- Personalize a decoração com papel adesivo (daqueles usados para encapar livros escolares). Escolha uma estampa bonita – há diversas opções –, recorte-a no tamanho desejado e aplique-a, por exemplo, sobre a fórmica dos armários da cozinha ou do banheiro.


— Crie lindos cachepôs: aquele jogo de xícaras antigas que está incompleto (depois de quebradas algumas peças) pode abrigar microvasinhos de plantas.
 
— Invista em velas, porta-retratos, revistas de moda, gastronomia ou arquitetura e flores para enfeitar aparadores e mesinhas. 

Fonte: Portal Vital

***********************************************
Rosa Claro Persianas®
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DICA - 21: Decore suas paredes com estilo

Papéis de parede, adesivos, quadros e texturas dão cara nova para sua casa


Cansada de ver as paredes sem decoração, a administradora Cristiane Farias, de 36 anos, resolveu procurar alternativas para deixar seu lar mais bonito. “Minha casa é muito grande e eu já usei recursos como papéis de parede e quadros. Estava procurando algo diferente e me deparei com os adesivos”, conta. Essa é apenas uma das possibilidades do momento para dar um ar original ao mesmo cômodo.

Quem quer decorar as paredes tem à disposição alternativas que vão dos tradicionais quadros, passando por adesivos personalizados até chegar a inovações como os jardins verticais. A decoradora Vanessa de Mani, da Spazio de Mani – acabamentos finos e projetos de interiores –, em São Paulo, explica que é fácil mudar o ambiente.

“Vai depender muito do que o cliente está buscando. Você não precisa modificar toda a decoração, basta harmonizar o que já tem com uma nova proposta nas paredes. Se você tem móveis pretos, combine com tons de cinza ou prata. Se são de madeira, você pode escolher uma decoração mais pastel ou de tons claros”, aconselha a decoradora. Caso queira algo mais elaborado, há projetos que utilizam acabamento em pastilhas, cimentícios e pedras.

Adesivos de parede


Adesivos são uma opção barata de mudar o estilo da casa
Preste atenção à cor dos móveis antes de escolher os adesivos para seu lar
                                                                                           Fotos: Wall Deco

Cristiane achou melhor optar por adesivos diferenciados na sala de jogos e no quarto das enteadas, Luana e Luiza, de 16 e 14 anos, respectivamente. “Colocamos um adesivo com os naipes das cartas de baralho na sala de jogos. No quarto das meninas, usamos algumas flores. Todo mundo fica encantado quando chega em casa e vê a decoração, os adesivos deram um charme especial às paredes”, afirma.


A proprietária da Wall Deco Adesivos Decorativos, Maria Beatriz Cunha Alcântara, aposta nesse material para mudar o visual da casa. “A grande maioria dos clientes procura os adesivos quando quer terminar a decoração ou modificar o espaço. É prático, não faltam opções, sem falar que é personalizável, tem uma média de preço justa e, quando a pessoa enjoar, é de fácil remoção”, complementa.


Para modificar o estilo no quarto, a estudante de medicina veterinária Paula Souza, de 24 anos, começou a procurar opções que fossem mais acessíveis do que uma pintura especial ou um projeto mais elaborado. “Queria colocar pastilhas, mas o custo era muito alto. Então resolvi mudar a cor da parede e colocar um adesivo que imitava bambus. Mudei todo o visual, sem gastar muito”, explica a estudante.

Jardim vertical


Outra opção que tem sido indicada por paisagistas e decoradores são os quadros vivos e os jardins verticais. Já pensou em ter, na parede da cozinha, pimenteiras e outros temperos? E que tal adornar a sala com um quadro com samambaias? Pois é, hoje isso é possível.


A artista plástica e paisagista Gica Mesiara criou um sistema que transforma plantas vivas em verdadeiros quadros e painéis para decorar a casa. “Além de belo, o quadro vivo tem opção de sistema automático para regar e dispõe de poucos cuidados", explica a proprietária da empresa Quadro Vivo.


Antes de instalá-los, é importante estudar o local para propor a melhor espécie a ser utilizada. "As folhagens mais comuns são samambaias, lírio da paz e begônias”, complementa Gica. A professora Vânia Saraiva, 53 anos, escolheu trazer o jardim para dentro de casa e revitalizar uma das paredes brancas.



“Eu buscava um item de decoração que fosse diferente e, então, escolhi colocar dois quadros vivos na parede do terraço. Todo mundo fica maravilhado, porque é uma forma de decorar, mas que também traz o verde para a casa”, ressalta. A professora, que já enfeitou outras paredes com quadros, pinturas especiais e papéis de parede, afirma que nenhuma das decorações agradou tanto as visitas e os familiares quanto os quadros vivos.



Agora que você conheceu algumas ideias para mudar suas paredes, escolha a opção que mais agrada e dê um novo ar à sua casa. Seja com adesivos, pastilhas, papel de parede, textura ou com quadro vivo, dê adeus à monotonia.


Fonte: Revista Casa e Jardim

***********************************************
Rosa Claro Persianas®
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DICA - 20: Invista nas flores para alegrar sua casa

Com a chegada da primavera, arranjos tornam-se ótima opção para deixar os cômodos mais bonitos


A leitora Érika Rocha mostra alguns dos arranjos florais que faz.


A estação mais colorida e perfumada do ano chegou! A primavera é o momento ideal para escolher belas e vistosas flores e folhagens e deixar sua casa ou escritório mais bonito e alegre. Apostar em arranjos com flores de corte – vendidas em maços ou unidades – ou em versões plantadas pode ser uma ótima e simples maneira de mudar o ambiente, sugere a designer de casamentos Érika Rocha, de 32 anos, que trabalha na V7 Decorações. Leitora de Vital, ela é quem deu a dica desta matéria.


“As flores de corte são as mais usadas, mas existe a opção de fazer arranjos com flores plantadas, que duram mais”, ressalta. Você precisará ter à mão casca de pinus – ou casca de árvore –, um vaso – rústico, de vidro ou inox – e a planta de sua preferência. As mais populares são orquídeas, hortênsias, calandivas, azaleias e as exóticas bromélias.


Para manter as flores sempre bonitas é indispensável saber regá-las. Érika explica que, para arranjos em vasos, a água pode ser trocada a cada dois dias. Porém, com a ajuda de um produto especial para conservar e aumentar a durabilidade do arranjo – vendido em floriculturas –, essa troca pode ser feita até uma vez por semana.


No caso de arranjos elaborados em espumas florais, o ideal é molhá-los todos os dias, já que as flores plantadas devem ser regadas de acordo com as características da espécie. Normalmente, isso significa dia sim, dia não. Lembre-se de que as flores são sazonais, ou seja, possuem período adequado para floração e utilização dos arranjos. Se forem usadas na época certa, podem resistir até 30 dias.

Escolha das flores


Entre as espécies que duram mais estão o lisianto, o copo-de-leite e as orquídeas. “Tive uma cliente, noiva, que viajou para a lua de mel e passou 21 dias fora. Quando voltou, teve a surpresa de encontrar seu buquê de orquídeas intacto. Eu fiquei superfeliz, pois percebi sua alegria em ter voltado para casa e encontrado as flores lindas e vistosas”, conta Érika.


Quem não quer gastar muito pode guardar vidros de azeite e vinho. É só esterilizá-los com água fervente e reaproveitá-los em arranjos de rosas ou gipsofila, espécie caracterizada por apresentar flores menores. “Gérberas também ficam lindas em vasos. Depois, é só amarrar um belo laço de cetim e pronto, está finalizada mais uma opção de arranjo”, aconselha.

Fonte: Portal Vital

***********************************************
Rosa Claro Persianas®
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

terça-feira, 27 de setembro de 2011

DICA - 19: Lar, doce Lar

Papéis de parede, estofados em capitonê, cores intensas em móveis, clássicos de design renovados e piso geométrico dão identidade a este apartamento decorado por Marcelo Rosenbaum, o realizador de sonhos no quadro Lar doce lar, do programa Caldeirão do Huck. Com referências de filmes, ele imprimiu intuitivamente, neste projeto, elementos que estão em alta na decoração.
Texto Marilena Degelo. 
Repórter de imagem Tiago Cappi. 
                                                                                          Fotos Marcelo Magnani 
 

Nada é mais vintage e atual do que o papel de parede. A presença desse material em diversas estampas no filme Xeque-mate (2006), dirigido por Paul McGuigan, inspirou o jovem casal de publicitários na reforma deste apartamento de 240 m², nos Jardins, em São Paulo. “Essa referência deu um bom direcionamento para o projeto autoral que eles queriam”, diz o designer Marcelo Rosenbaum, que renovou o imóvel dos anos 1970, de estilo mediterrâneo, valorizando detalhes arquitetônicos ligados à memória afetiva da moradora, que foi criada nele. “Como era cheio de paredes, apenas demoli algumas para fazer um espaço único e amplo”, afirma Marcelo.

Marcelo Magnani

No living ampliado, o sofá, de Paschoal Ambrósio, é revestido de nobuque verde, da La Novitá. As poltronas Barcelona receberam tecido xadrez pied-de-poule, da Celina Dias. Almofadas da loja inglesaThe Rug Company. Nas mesas laterais prata, da Coisas da Doris, objetos de porcelana do Estúdio Manus. Carrinho-bar de Ricardo Varuzza e garrafas douradas da Conceito Firma Casa
 

Marcelo Magnani
Ao longo da parede, onde fica a porta de entrada com 
lateral espelhada, o escritório do designer criou a estante 
laqueada, feita pela Marcenaria Piñeiro. Nos nichos, que 
podem ser abertos ou fechados pelas portas de correr, 
estão livros e objetos colecionados pelo casal

Além do papel de parede e do uso de elementos que trazem boas recordações, o projeto tem outros recursos e ideias em alta na decoração. Uma delas é o desenho geométrico do ladrilho hidráulico que cobre a maior parte do living, o lavabo e até a parede da cozinha. Apenas na sala de estar e no home theater, que fica em área rebaixada, o assoalho é de madeira. “Esse ladrilho integra tudo e mistura-se às várias estampas de papéis de parede, proporcionando conforto, acolhimento e personalidade”, diz o designer, que apresenta o quadro Lar doce lar no programa Caldeirão do Huck, da TV Globo.

Na sala de jantar, ele criou o louceiro, que ocupa uma parede inteira, e neutralizou as portas de correr forrando-as com papel de parede em tons de cinza. Também desenhou a estante, branca como a maioria das paredes, ao longo do corredor de circulação. Com nichos abertos e fechados, expõe os livros e os objetos do casal, que tem um filho pequeno. Nessa base clara e neutra, entram as peças de design clássico repaginadas com diferentes cores e texturas.

“Eles mostraram os móveis que já tinham e demos nova roupagem a partir de referências femininas e românticas do filme O fabuloso destino de Amélie Poulan (2001), do diretor Jean-Pierre Jeunet, um dos preferidos da moradora”, afirma Rosenbaum. Dali ele tirou, por exemplo, os tons de azul intensos, o capitonê dos estofados, o rococó da lareira de mármore, o veludo do récamier, o xadrez pied-de-poule das poltronas, as cortinas artesanais – feitas com restos de tecidos em trabalho de inclusão social – e o brilho metálico de peças retrô. Tudo muito atual e aconchegante.

Fonte: Revista Casa e Jardim

***********************************************
Rosa Claro Persianas®
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DICA - 18: 15 ideias simples e econômicas para se inspirar

Ter uma casa linda e aconchegante nem sempre é sinônimo de gastar muito dinheiro. Selecionamos boas dicas da versão carioca da mostra Morar Mais por Menos para você transformar o visual dos ambientes, sem prejudicar seu orçamento


Texto Vanessa Lima 
 

Inspiração é o que não falta para os arquitetos, decoradores e paisagistas que projetaram os 75 ambientes da mostra Morar Mais por Menos, no Rio de Janeiro. A oitava edição do evento, que vai até 9 de outubro, traz ideias que cabem no bolso e ainda tem foco na sustentabilidade. Lá, rodas de bicicleta viram lustres, latinhas se transformam em vasos e caixotes ganham função de estante. E estas são apenas algumas das dicas.

Além de enfatizar a reciclagem de objetos que iriam para o lixo, a mostra incentiva as parcerias com ONGs e cooperativas. “Assim, geramos renda para artesãos e comunidades carentes e valorizamos as peças artesanais, que são ambientadas de forma sofisticada ou descolada por nossos arquitetos e decoradores", explica
Lígia Schuback, que organiza o evento em parceria com Sabrina Schuback Rocha.

Casa e Jardim selecionou 15 ideias econômicas e fáceis de fazer em casa. Aproveite as dicas e transforme sua decoração:

 

O melhor da mostra Morar Mais por Menos, no Rio de Janeiro

HORTA NA LATINHA 



 Marcelo Schuback

A falta de espaço e de dinheiro não é impedimento para quem quer ter temperos sempre à mão na cozinha. Esta horta, criada pelas arquitetas Joana Di Marino e Andrea Penna, é prova disso. As plantas foram colocadas em embalagens de leite e chocolate em pó reaproveitadas e fixadas na parede com cabos de aço. “Faça os furos em uma altura que impeça o vazamento da água, na hora de regar”, explica Joana. “Aqui, escolhemos ervas e temperos, mas dá para cultivar outras espécies, desde que sejam pequenas e leves”, completa.
..........................................................................................................................................................................................................................


 Marcelo Schuback

PUFES DIFERENTES

Uma ótima solução para quem costuma receber visitas é ter assentos curingas para acomodar a todos. No ambiente assinado por Celina Mello Franco e Rosa Vreuls, as latas viram pufes e cumprem muito bem esse papel. Dá para se inspirar e fazer em casa, mas as que foram utilizadas no projeto vêm prontas e são da Corporação de Ofícios. “Nossa proposta privilegia o relacionamento entre as pessoas”, diz Celina.
.........................................................................................................................................................................................................................


LIVROS ATÉ NO TETO  
 Marcelo Schuback
Se as prateleiras comuns ficaram pequenas para guardar todos os livros, aproveite esta ideia e ganhe mais espaço. Na proposta da arquiteta Isabela Saramago, a estante ocupa a parede e ainda invade parte do teto, formando um “L”. Uma barra de alumínio pintada segura os livros. Neste projeto, a estante ocupa 10 m² e suporta até 200 livros”, explica a autora.



..........................................................................................................................................................................................................................


 Marcelo Schuback


GELADEIRA-LOUSA

Pense bem antes de trocar sua geladeira. Em vez de descartar aquele modelo antiguinho, por que não restaurá-lo, deixando-o com um visual mais contemporâneo? Foi o que fizeram
Felipe Torres e Jakeline Dutra, da Imagina! Arquitetura, no ambiente Cozinha do Rapaz. “Usamos tinta esmalte sintética fosca. É necessário lixar toda a geladeira e depois aplicar a tinta com pistola”, diz Felipe.

........................................................................................................................................................................................................................
 
O MÓVEL VIROU BANCADA 


 Marcelo Schuback
Ainda no ambiente criado pela Imagina!, uma outra boa dica: a antiga escrivaninha virou uma bancada esperta, com direito a cooktop e horta. “Esta adaptação pode ser feita com qualquer móvel, desde que respeite as medidas necessárias para embutir o fogão. Também é importante pensar na ergonomia, na hora de cozinhar. Quanto à horta, basta colocar os vasinhos dentro da gaveta. Assim, os temperos ficam próximos às panelas”, conta o arquiteto Felipe Torres.

Fonte: Revista Casa e Jardim

***********************************************
Rosa Claro Persianas®
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DICA - 17: Cortina de Profissional - Com moldura de madeira

Cortina de profissional: Fernando Piva

Será que existe a cortina perfeita? Da definição do tecido à costura, arquitetos e decoradores não hesitam: o segredo está no acabamento e na qualidade dos materiais. Aqui, sete profissionais revelam os truques do modelo impecável.
 
Com moldura de madeira

Seda e voal compõem o par perfeito nas cortinas do decorador Fernando Piva. "Opto por tons contrastantes, uma solução que ressalta a combinação de panos. A seda vai sempre nos xales laterais fixos", diz. Sintético e resistente, o voal é quem recebe diretamente o sol. Na peça da foto, ele não leva nenhum tipo de prega - surge apenas franzido pelo acúmulo do próprio tecido. Já os xales forrados de brim têm costura de prega macho. Um cortineiro de MDF pintado esconde o trilho. "Como uma moldura, esta caixa de madeira cria um visual limpo e bem contemporâneo." Tecidos da Larmod e confecção da My House. Chaise da Casa 21.

   
Tecido: 10 m de seda e 7 m de voal (o metro do voal tem largura dupla)
Prega: macho, intervalo de 10 cm
Altura da cortina: 2,50 m
Altura da barra: 30 cm
Como é presa: trilho metálico comum duplo
Diferencial: caixa de madeira














Reportagem Visual: CRISTINA BAVA
Texto: SILVIA GOMEZ
Fotos: LUIS GOMES

***********************************************
Rosa Claro Persianas®
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/