segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

DICA - 87: Sala pequena: como decorar e ganhar mais espaço

esqueça a estante e muitos móveis no cômodo: quanto menos, melhor

Por Bruna Capistrano

Como decorar a sala pequena
Reprodução Interior Design / Sergi Mengot
Se a sua sala é pequena, algumas regras são básicas: tenha poucos móveis, use prateleiras para colocar os objetos de decoração, cores claras nas paredes e espelhos são usados como truque para o local aparentar ser maior do que é e tome cuidado ao comprar a mesa do jantar, pois o ideal é que seja de um tamanho que permita a mobilidade de andarem em volta dela. Veja abaixo galeria de fotos com salas pequenas!

"A primeira decisão importante é não entulhar a sala com muitos móveis porque fica apertado. Um sofá um pouco grande resolve a questão do convívio e o local para assistir TV, em vez de usar várias cadeiras ou poltronas pequenas", afirma a arquiteta Adriana Valle, da Migs Arquitetura. Segundo ela, o espelho pode ser usado, mas com cuidado para não errar na mão e ficar feio. Em ambientes pequenos eles se encaixam bem em móveis baixos ou refletindo o que tem do lado de fora da janela.

Qual é o sofá ideal?
E quando a dúvida de comprar ou não a estante surgir, lembre-se deste conselho: "Uma estante inteira faz o local ficar mais apertado. Eu sempre indico um móvel baixo e prateleiras soltas na parede. Fica mais aberto e o visual mais leve", afirma Adriana. Um sofá claro e com braços pouco volumosos harmonizam com o visual e, se não houver espaço para uma mesa de centro, uma banqueta serve de apoio para ficar perto do sofá e vira um curinga em uma festa, funciona como banco.
No projeto da arquiteta Adriana Valle, um móvel baixo e as prateleiras soltas na parede mantêm a leveza da área de convivência e local de assistir TV. Atrás do sofá, mais prateleiras servem como apoio para objetos e controle remoto, enquanto a mesa de jantar tem tamanho reduzido para dar mobilidade à sua volta.  
Foto: Migs Arquitetura.




A opção por linhas quadradas, combinando com o verde e o quadro Mondrian na parede colorida deixam a sala descontraída. Ter o centro de mesa é uma opção: você limita o espaço e ganha um local para livros e objetos, ou deixa a sala mais clean.  
Foto: Reprodução Interior Design / Sergi Mengot.



Fazendo o papel decorativo e também funcional, se for necessário, a banqueta em junco comunica com as laterais em madeira do painel da parede. A arquiteta Lucia Manhaes também optou por um centro de mesa em vidro, criando um ambiente neutro e elegante.
Foto: Divulgação / Lucia Manhaes.



Com tons pasteis que dão sensação de amplitude e sofás que chamam atenção e alegram o ambiente, a melhor opção para ganhar espaço na sala foi excluir estantes e prateleiras, sem deixar espaço para objetos de decoração. 
Foto: Reprodução /BHG.



Se você não gosta das paredes com uma cor só, use tons claros quando o ambiente for pequeno, já que cores escuras dão sensação de espaço reduzido. O sofá grande e confortável exclui a necessidade de bancos e poltronas.  
Foto: Reprodução / Hub Pages.

Cortinas até o chão são outro truque que iludem a visão aumentando a sensação de amplitude. O visual tradicional do branco harmoniza com o sofá em tom pastel.  
Foto: Divulgação / Lucia Manhaes.

No projeto dos arquitetos Roberta e Marcos Marcelino, o proprietário do apartamento preferiu um pufe à mesa de centro e à chaise pela mobilidade do móvel. 
Foto: Divulgação / Roberta e Marcos.

No cantinho da sala, a mesa divide espaço com a segunda bicicleta da família enquanto ganchos resolvem o problema de uma segunda bike. 
Foto: Reprodução / Apartment Therapy.


Não tem onde colocar a televisão? Experimente suspender o aparelho para dar espaço a outros objetos na sala. Quando uma estante ou prateleiras não combinam com o cômodo, almofadas sobre um grande gaveteiro dão charme e funcionalidade ao móvel. Foto: Reprodução / Sunset.

serviço especial ambientes pequenos: sala

 

Adriana Valle - Migs Arquitetura
Telefone: (21) 2512-0308

Lucia Manhães - lucia_manhaes@yahoo.com.br
Telefone: (21) 9994-4683

Roberta e Marcos Marcelino - Roberta e Marcos
Telefone: (11) 3081-0303

Interior Design
Sunset
BHG
Hub Pages
Apartment Therapy

 

Fonte: Casa gnt

***********************************************
Rosa Claro Persianas®     
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário