quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DICA - 95: Apartamento carioca de 185 m² cheio de arte e de tecnologia



Equipamentos em rede, automação das persianas e câmeras unem-se a móveis de design e peças exclusivas neste apartamento em Copacabana. 

Reportagem Visual Aldi Flosi 

Texto Regina Galvão 

Fotos Juliano Colodeti/ MCA Estúdio 

Ilustração Carlos Campoy 

O proprietário queria um projeto de arquitetura de interiores que acolhesse equipamentos digitais interligados por rede, sistema de câmeras, iluminação em circuitos e automação de persianas. Contratado para a empreitada, o arquiteto Ivan Rezende encarou o desafio, mas propôs temperar os espaços com arte brasileira. “A tecnologia está presente, mas de maneira sutil”, afirma. É o caso dos aparelhos de ar condicionado, camuflados na marcenaria. “As venezianas dos móveis têm recorte em V na parte interna para o ar frio não condensar”, ensina.

Exímio no desenho de móveis de madeira (venceu o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira com o banco Bandeirola, em 2004), Ivan Rezende privilegioua elegância na marcenaria da ala íntima do apartamento. No quarto do casal, o carvalho-americano emoldura a cama e a TV de LCD e disfarça as portas de banheiro e closet. No escritório, além da mesa de trabalho, o arquiteto projetou uma central de automação, que se interliga aos equipamentos da sala. “Os computadores também estão conectados e podem compartilhar arquivos.”

Em meio a obras como a escultura do mineiro Amílcar de Castro e a tela do carioca Daniel Senise, surge a natureza, emoldurada em uma ampla esquadria. Poltronas da Novo Ambiente e sofás da Finish. 
O painel de carvalho-americano (CAP Marcenaria) esconde louça, copos, talheres e ar-condicionado. No vão central, obra de Nelson Leirner. Em torno da mesa Plain (Atrium), cadeiras de Geraldo de Barros (1923-1998) da Finish. Luminária de Ingo Maurer (La Lampe).
O mármore travertino turco (Marmoraria Santa Cruz da Serra) recobre o piso da área social. Ao fundo, pinturas sobre tecido de Tatiana Blass e poltronas Dinamarquesa, de JorgeZalszupin (Etel Interiores).
Na mesa de centro Quatro (Atrium), destaque para a obra de Carlito Carvalhosa, que mostra o Pão de Açúcar invertido. Luminária Tolomeo (La Lampe) e esculturas de Rodrigo Matheus sobre mesa lateral da Atrium.
Todo o acervo de obras veio da Silvia Cintra Galeria de Arte: escultura de Franz Weissman e tela de Eduardo Sued. A mesa de centro Aranha foi criada pelo grupo Branco e Preto nos anos 1950 (Etel Interiores).
O carvalho-americano compõe a marcenaria criada pelo arquiteto para o quarto de casal. O criado-mudo ganhou portas frisadas (CAP Marcenaria) e caixas de couro. AbajurMelampo, da La Lampe.
Desejo do morador, a bancada de trabalho ocupa a extensão da janela. Cadeira Tulipa, da Novo Ambiente, e persiana automatizada da Luxaflex (Orlean). A colcha de seda (Safira) foi feita pela Oficina 2.
A central de automação (Noise Engenharia Acústica e Audiovisual) fica instalada no escritório, com fundo para a estante do home theater. O sofá-cama e a poltrona Aeron vieramda Novo Ambiente.
Na reforma, comandada pela Construtora Tenerife, a maior intervenção ocorreu nos banheiros, que foram redimensionados e agora ficam em uma área reservada para dar mais privacidade aos moradores e também a suas visitas.

Fonte: Casa Abril

***********************************************
Rosa Claro Persianas®     
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário