quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DICA - 46: Iluminação com estilo

Aposte em lindas luminárias para dar destaque à decoração da sua sala

Além de iluminar, os lustres conferem um charme especial ao ambiente. Mas, na hora da escolha, é importante optar por modelos que combinem com o restante da decoração, de forma a criar uma composição harmoniosa e elegante. E, seja qual for o seu estilo, com certeza há uma linda luminária para valorizá-lo.


Para identificar o lustre ou a luminária ideal, é preciso estabelecer qual a proposta da decoração. “Por exemplo, se você quer realçar o painel localizado atrás da mesa de jantar, a luminária embutida ou rente ao teto, com focos de destaque, é perfeita”, ensina Tatiane Basso, Lighting Designer da Lux Class Sistemas de Iluminação. Porém, se a ideia é dar destaque ao lustre, opte pelo modelo pendente, bem elegante e chamativo. “Ele deve manter a distância de 80 centímetros a um metro do tampo da mesa”, alerta Tatiane. 

Já na sala de estar, a composição com abajures e colunas cria uma atmosfera de aconchego. No home theater, a iluminação deve ser indireta e confortável. “Nesse caso, as luminárias embutidas ou as direcionáveis, localizadas nas laterais ou pontos de luz, são perfeitas, pois não ofuscam a visão”, comenta.

    

Harmonia e bom gosto
Opções de lustres não faltam. Há modelos embutidos, pendentes, arandelas, balizadores e abajures, bem como plafons, colunas e postes, entre outros. Por isso, combiná-los com o restante da sala não é tarefa fácil. Tatiane dá algumas dicas: se a decoração da sua sala é rústica, aposte em luminárias de madeira ou ferro - este último, até mesmo no formato envelhecido ou enferrujado. “Os modelos em palha ou papel reciclado também ficam bonitos”, lembra a profissional. Já para o estilo moderno, as luminárias de metal retorcido, cromadas, com formas orgânicas e coloridas são perfeitas. Porém, se o ambiente segue a tendência contemporânea, invista em formas geométricas e em poucas cores. “Dê preferência às luminárias embutidas, que tenham a mesma cor do teto, para um resultado clean e elegante”, orienta Tatiane.
 

A tendência do momento
O lustre antigo tem sido uma das opções mais valorizadas nos últimos tempos, por ser uma peça luxuosa que combina com diversos estilos. E como é clássico, ao contrário dos lustres modernos e arrojados, ele nunca sai de moda. Mas para se ter um resultado bacana, é preciso usar o bom senso. Se o objetivo da decoração for criar uma atmosfera clean, ele deve ser o único objeto antigo do ambiente. A sala tradicional, por sua vez, comporta outras antiguidades sem problemas. Se quiser ousar, mescle objetos modernos e clássicos na mesma composição.

A tendência hoje é combinar os dois opostos: de um lado, a tecnologia de ponta, como uma tela de plasma, e, de outro, um objeto do século XIX, um lindíssimo lustre, por exemplo. O resultado é sofisticado e elegante. E para dar destaque à produção de um evento especial, como uma festa, algumas empresas oferecem esses itens para locação.


*Fotos: Shopping dos Lustres

Fonte: Portal Vital

***********************************************
Rosa Claro Persianas®     
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário