sexta-feira, 7 de outubro de 2011

DICA - 27: Descubra como usar os espaços da casa para guardar livros

Criativa, a escada da Levitate serve como estante / Divulgação



Criatividade e algumas dicas ajudam na hora de definir os espaços para guardar os livros. Além de proteger e tornar acessíveis os títulos, deixam a casa mais organizada. “É um trabalho de sensibilidade: tem que ir arrumando, olhando e experimentando”, diz a decoradora Solange Medina.

A melhor forma de arrumá-los é estritamente pessoal.  “Depende do perfil de cada pessoa,  do uso da casa e da quantidade de livros”, explica a decoradora Fernanda Pessoa de Queiroz.

Onde colocá-los
"Quando tem muitos livros, sugiro as estantes tradicionais”, diz Fernanda, que acredita ser a melhor maneira de organizá-los.  Mas não há muitas regras: outros móveis, de tamanhos e altura diversas, podem ser opções.

Arrumando os livros
Os livros não precisam ficar somente enfileirados. “Para não ficar contínuo, colocar deitados, com objetos em cima, ir variando para não ficar monótono. É um trabalho de escultura”, diz Solange.

Organize por tamanho. “Em pé, o livro maior deve ficar no canto da estante. Se puder, colocar os de tamanhos mais ou menos iguais juntos, diminuindo. No meio, deitados”.

“Eu gosto de mesclar livros e objetos”, acrescenta. Para compor a estante, ela recomenda objetos decorativos, como vidros, por exemplo. “Pode variar, desde que eles estejam na mesma linguagem”, adverte.

Salas, bibliotecas
“A estante pode estar em uma sala, uma biblioteca, um live room comum às pessoas”, cita Solange. Para aproveitar espaços, ela sugere: “embaixo de uma janela pode colocar um nicho grande, contínuo, para colocar os livros. Pode ainda mesclar com objetos e colocar um futon para as pessoas sentarem”.

Ou então, aproveitar para empilhá-los. Fernanda gosta de explorar os livros nesta posição em mesas de centro, por exemplo. “Fica simpático formar diversas pilhas com quatro, cinco ou seis livros”. Se for um apaixonado por artes, ou adorar livros de decoração, coloque-os em evidência desta forma.

Quarto
Coloque poucos títulos, porque os livros acumulam poeira. “Pode até ter estante com livros que você está lendo, ou esperando para ler, mas poucos, e objetos”, diz Solange. Nestes casos, a limpeza diária é fundamental, principalmente para os alérgicos - para isso, use espanadores com cerdas firmes, ou panos.
 
Corredores
“Para otimizar os espaços pequenos, pode utilizar o corredor. Quando é mais amplo, com um metro e vinte de largura, por exemplo, pode colocar ao longo do corredor, que fica bonito. E uma prateleira acima das portas, no caso dos estreitos”, recomenda Fernanda.

Lavabos
“Se tiver um lavado mais amplo, pode colocar prateleiras estreitas”, diz Fernanda. Já nos banheiros, os livros não são recomendados por causa da umidade, acrescenta Solange.

Cozinhas
Quem ama gastronomia pode guardar seus livros na cozinha. Fernanda conta que eles fazem sucesso em seus projetos. “As pessoas pedem uma estante para colocar os livros”. Solange ainda ressalta que os livros deste tipo costumam ser mais apropriados para a área. “Estes livros têm uma capa mais dura e encerada, e passar um pano úmido não os danifica”.

Armários
Solange recomenda nestes casos ficar atento à condição dos títulos para não deteriorarem. “Sem pegar claridade, há possibilidade de fungo”. Se os livros têm que ficar em armários, o ideal é que tenham portas de vidro, para que os livros sejam expostos à claridade. 

Fonte: Estar bem

***********************************************
Rosa Claro Persianas®
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário