quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DICA - 35: As dez maiores dúvidas da decoração

1. Como combinar materiais, tecidos, cores e texturas?

Segundo as arquitetas Cristiana Teixeira de Castro e Flávia Sá, o sofá costuma ser o ponto de partida para definir os demais elementos da decoração. "Você também pode se guiar por alguma peça favorita. Uma poltrona ou uma almofada, por exemplo", afirma Cristiana. Nesta sala, elas escolheram um veludo liso acinzentado para o sofá e combinaram o matiz com tecidos crus, rosa e lavanda. "Selecionamos tons harmônicos entre si e montamos uma paleta", explica. Quanto às texturas e estampas, o arquiteto Antonio Ferreira Júnior recomenda colocar as bandeiras de tecido lado a lado e experimentar combinações que se complementem. 

Dicas de profissional:
  
Para não errar: eleja poucas cores e misture-as com gradações um ou dois tons mais claros e/ou escuros. Tapetes lisos na gama dos crus, palhas e beges criam uma base neutra para móveis estampados e coloridos.   Peças revestidas de couro funcionam como curinga: dão um toque moderno e não sobrecarregam o visual.


2. Quais as proporções corretas entre sofá, mesa lateral e de centro? 
 
Mesas laterais devem regular com a altura do braço do sofá para facilitar o acesso aos objetos apoiados, como um copo de água. Seguindo o mesmo raciocínio, a mesa de centro acompanha a altura do assento. "Respeite a harmonia entre as peças. Sofás baixos pedem mesas de centro de 25 a 30 cm de altura. Os modelos convencionais regulam com mesas de 30 a 38 cm de altura", diz Sandra Picciotto, autora da decoração da sala abaixo. Para Thaís Terdiman, do escritório Áurea 267, essas proporções precisam ser seguidas rigorosamente apenas em espaços pequenos, nos quais as diferenças sobressaem.

Dicas de profissional:

Mesas laterais devem exibir a mesma medida quando forem idênticas. Caso contrário, varie nos materiais e na altura: 5 cm acima ou abaixo do braço do sofá. A mesa de centro deve ter a largura um pouco menor do que a do sofá. Vale também usar duas ou mais peças iguais. Para garantir o conforto de quem senta, reserve pelo menos 50 cm de espaço entre a mesa de centro e o sofá.

-
A mesa lateral de imbuia, criada por Sandra, alinha-se com...

3. Como explorar o espelho e aproveitar seu efeito na decoração?
 
Os espelhos trazem a sensação de amplitude e duplicam o efeito da luz. Neste ambiente, assinado por Ricardo Caminada, o revestimento, que cobre uma parede, cumpre as duas funções. "A área social, de 30 m2, parece maior", afirma. Para reforçar a idéia, ele escolheu ainda peças transparentes e pouca mobília. Ao lado da janela, o espelho reflete a luz natural, dosada com a cortina. A artificial também foi favorecida. "O reflexo do pendente aceso dá um efeito gostoso à sala", diz.
O designer de interiores Fabio Galeazzo gosta de incluir móveis espelhados nos ambientes, mas alerta para os excessos. "Cuidado para não parecer uma boate." 

Dicas de profissional:
 
Antes de optar por esse revestimento, verifique as imagens e a quantidade de luz que serão refletidas.  Divida o espelho em placas quando a área a ser revestida for grande. Esse cuidado facilita o transporte, a instalação e a troca, caso ocorra uma rachadura. Espelhos de 6 mm evitam a deformação de imagens.

-
Seis placas de diferentes tamanhos compõem o espelho...

4. O que usar em corredores?
 
Este é o local ideal para montar a galeria de fotos da família, que podem ficar penduradas ou apoiadas numa prateleira, como no ambiente à direita. "Você muda as fotos quantas vezes quiser sem se preocupar com os furos na parede", explica Claudia Pecego, autora do projeto. Nesta área de passagem, ela reservou também uma prateleira menor para chaves, carteiras e celulares. Nos suportes, ficam bolsas e casacos. "Assim, não há bagunça em outros cantos", diz. Quando o corredor é muito estreito, a decoradora Lia Strauss sugere o uso da cor como um elemento decorativo. "Gosto de tingir a parede com dois tons da mesma cor."  

Dicas de profissional:

Utilize móveis e estantes desde que se preserve uma área de circulação de pelo menos 90 cm. Canaletas expõem as fotografias sem roubar os centímetros preciosos dos corredores estreitos. Se você preferir expor gravuras no corredor, disponha-as numa linha simétrica, deixando medidas iguais entre elas. O efeito do conjunto vai resultar em equilíbrio.

-
Prateleiras da Casa da Prateleira, banco da Tok & Stok...

5. Como usar o vão embaixo da escada? 
 
Espaços deste tipo nem sempre são de fácil aproveitamento, mas merecem um olhar atento, como comprova a solução de Ricardo Caminada. Graças à profundidade de 70 cm, o decorador conseguiu instalar, sob a escada, um depósito e também um móvel para os objetos decorativos. "Na parte de trás, armazeno enfeites de natal, vasos e fotografias", conta. Para facilitar o acesso a essas caixas, a estante, que acompanha o desenho do espaço, ganhou rodízios. Em outro apartamento no mesmo prédio, Ricardo criou um armário fixo com nicho central e portas para guardar copos e garrafas de bebida. Há quem use o canto para concentrar os aparelhos eletrônicos do home theater. "Isso só se torna viável quando a sala de TV fica próxima à escada", alerta a decoradora Lia Strauss. 

Dicas de profissional:
 
Antes de instalar as prateleiras no vão da escada, certifique-se de que não haverá canos por trás das paredes. Quando o pé-direito permitir, essa área pode comportar um lavabo. Não se esqueça de planejar a ventilação.


Fonte: Casa Abril

***********************************************
Rosa Claro Persianas®
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com
SITE: http://www.rosaclaropersianas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário