sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DICA - 2: Como escolher suas Cortinas

Na hora da escolha das cortinas, acompanhe o estilo da decoração dos ambientes: Modernos e retos ou Clássicos com xale nas laterais.


 Cortina sheer Elegance

SALA: Use tecidos claros ou transparentes (com forro) para obter maior luminosidade. Modelos clássicos, retos ou persianas com xale nas laterais.

QUARTO: Modelos aconchegantes ou românticos. Escolha tecidos mais encorpados para garantir a privacidade.

COPA e COZINHA: Escolha tecidos fáceis de lavar, com richelieu ou renda holandesa.

HOMETHEATER: Necessita bloqueio total de luz. Tecidos grossos são os mais indicados, como brim, linho ou seda rústica, ou ainda, forros tipo corta-luz, como o black-out.

ESCRITÓRIO: Cortinas curtas que levam pouco tecido ou persianas.

MODELOS DE CORTINAS
Contemporânea: Cortinas retas com alças, ilhós, laços ou argolas colocadas em varões ou fios de aço. Clássica: Franzida ou com pregas ( macho, fêmea ou americanas), com xales ou bandôs; com ou sem forro; colocadas em trilhos ou varões ( madeira ou dourados), que podem ser embutidos em sanca de gesso.

Cortina de Tecido com Xale


TIPOS DE TECIDOS:

LEVES: Voil ( liso, fletado, bordado), cambrala, organza, microfibra, changeant ( sintético), chiffon, crepes e palhas de seda, rechilieu e rústicos leves.

ENCORPADOS:
Sarjas, rústicos, shantung de seda ou poliéster, gorgurão, linhos, algodão, Jacquard, chenille, veludo e black-out.

FORROS: Gabardine, tergal verão, microfibra, malhas específicas e black-out.

PROPORÇÃO NAS MEDIDAS
Algumas regras de equilíbrio devem ser analisadas antes de se efetuar a colocação de uma cortina. Para isso, meça as distâncias entre:

1. A esquadria superior da janela e o teto: calcule o meio para instalar o varão, mas se esta distância for menor que 30 cm, faça a cortina desde o teto.
2. A esquadria inferior da janela até o piso: calcule o meio para saber a altura da cortina. Porém, se esta distância for menir que 60 cm, melhor fazê-la longa3. A esquadria lateral até o final da parede: se a distância for menor que 50 cm, melhor cobrir toda a parede.
4. Medida do varão ou trilho: meça a largura da janela e acrescente de 20 a 40 cm de cada lado ( quanto mais se quiser evitar a entrada de claridade, maior deve ser este acréscimo, assim como para porta-balcão). Esa deverá ser a largura da cortina.

ACESSÓRIOS
Varões cromados, dourados, com pátina, provençal, de madeira, simples ou duplos; ponteiras diferenciadas, fios de aço e trilhos; Dê atenção especial aos acessórios, customize sua cortina com miçangas, cristais, apliques e bordados. Vale tudo para dar charme à sua cortina. Solte a imaginação e personalize assim seu ambiente.


***********************************************
Rosa Claro Persianas®
FONES: (031)- 30373971 / 85171778 - atendimento@rosaclaropersianas.com

Orçamento sem compromisso!
Aceitamos todos os cartões de crédito.
Parcelamos no cheque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário