terça-feira, 6 de setembro de 2011

DICA - 4: Sofá + Tapete + Cortina: Como Combinar

Eles compõem o trio mais importante da sala e determinam o estilo do ambiente. Fazer boas escolhas, portanto, é meio caminho andado para um resultado de sucesso. Os três também costumam consumir a maior parte do investimento reservado à decoração, o que só aumenta a necessidade de uma seleção cuidadosa. Para ajudar você, apresentamos seis salas assinadas por arquitetos e decoradores e desvendamos os segredos de suas combinações bem orquestradas. Aproveite ainda as sugestões de compra de sofás, tapetes e tecidos para cortina, inspiradas no visual de cada espaço.
Basta olhar a foto para não restar dúvida: o elemento mais forte da sala é o tapete. “A estampa gráfica e graúda é uma ousadia e, para que ela pudesse acontecer, o projeto partiu de itens muito básicos”, conta a arquiteta Fernanda Abs, autora da decoração com o sócio, Fred Benedetti. A primeira escolha foi a dupla de sofás de linho branco. “Gostamos de estofados neutros, que abrem inúmeras possibilidades de combinação”, diz a arquiteta. Em seguida, veio a definição da cortina, que, segundo Fernanda, está na justa medida entre simplicidade e sofisticação. “Simples não quer dizer simplório. Escolhemos um linho de qualidade, usamos bastante tecido para dar volume, fizemos uma barra de 50 cm de altura e criamos uma caixa, que serve de moldura. Tudo isso confere importância à peça.”

A criação desta sala trilhou um caminho pouco convencional, pois teve início com a seleção do tecido da cortina. “Queria colocar um elemento de impacto no ambiente. O veludo cor de vinho cumpre esse papel, além de resolver um problema: ele esconde a vista para a casa do vizinho”, diz a designer de interiores Luciana Penna. Quando os moradores desejam deixar o espaço mais iluminado, recolhem a cortina e mantêm fechado apenas o forro de gaze de linho. Para evitar que o tom escuro tornasse o visual pesado, Luciana optou por um sofá claro, de algodão tramado creme. O tapete chegou por último. “Experimentei vários até encontrar o modelo ideal. Este kilim tem uma estampa geométrica interessante, tamanho proporcional ao espaço e suas cores puxam o vinho da cortina e o azul das cadeiras.”